destaques ♡

Pele saudável: Descubra os cuidados indicados para o seu tipo de pele



 Para manter um semblante sempre radiante e bonito alguns cuidados diários precisam ser tomados, como limpar a pele, hidratá-la e protegê-la. Porém, antes disso é preciso saber qual o tipo da sua, para adequar o tratamento e comprar os produtos certos para alcançar o resultado esperado, já que necessitam de atenção diferente. Por isso, o primeiro passo para iniciar uma rotina de beleza é identificar o seu tipo de pele.

Tipos de pele: como identificar

Há pelo menos 6 diferentes, para descobrir o seu, comece observando atentamente sua pele e os sinais que ela oferece:

      Pele normal: almejada por todas, é a que apresenta maior equilíbrio entre a parte hídrica e o sebo, se caracteriza por ser macia e ter os poros fechados.
      Pele oleosa: possui uma maior produção de sebo, se caracteriza por uma pele com brilho em excesso, poros grandes e abertos - o que causa uma maior tendência para o desenvolvimento de acne  - e tem uma sensação mais pegajosa.
      Pele acneica: facilmente identificável por possuir um grau de inflamação aparente, com muitas espinhas, cravos e vermelhidão. É geralmente oleosa, pois a acne se forma pela alta produção e secreção da glândula sebácea, o que entope os poros e facilita a proliferação de bactérias.
      Pele seca: se caracteriza pelos baixos índices de hidratação e sebo. Como retém pouca água, ela tem um aspecto mais ressecado, muitas vezes rachando e produzindo uma sensação de repuxamento, além de possuir um aspecto opaco e áspero.
      Pele mista: apresenta uma parte com mais sebo e outra mais ressecada. A chamada zona T, que inclui nariz e testa, possui as características de uma pele oleosa, enquanto o restante tende a ser seco.
      Pele sensível: mais irritável, tem pouca tolerância a produtos químicos e reage facilmente quando em contato com diferentes substâncias. Se caracteriza pela derme bastante vascularizada e que fica facilmente vermelha, com reações alérgicas e coceiras.

O que usar: Soluções por tipo de pele
Alguns cuidados são básicos e devem ser realizados todos os dias, como limpar a pele, tonificar, hidratar e proteger. No entanto é preciso se atentar a alguns detalhes específicos para cada tipo, como consistência dos produtos e sua formulação.
Limpar a pele é o primeiro passo, por isso, a escolha do sabonete deve ser estratégica. Quem tem a pele normal pode utilizar a maioria dos produtos, até os mais perfumados, e deve lavar o rosto duas vezes ao dia. O mesmo vale para os de pele seca, utilizando um sabonete mais hidratante e cremoso, à base de leite ou óleo.
Já os de pele mais oleosa e mista devem fazer isso pela manhã utilizando um sabonete de rosto em gel ou líquido. Os sabonetes em barra específicos para acne e que limpam profundamente são indicados aos que sofrem com esse problema. Para remover as impurezas e resíduos à noite, é aconselhável utilizar uma loção tônica adstringente apenas.
Para quem tem a pele sensível, o melhor é focar em uma loção de limpeza hipoalergênica, de glicerina, ou adotar um syndet, detergente sintético que tem o pH semelhante ao da pele. A água micelar é outro produto interessante, pois tem diversas funções, como remover impurezas, hidratar, tonificar e remover maquiagem.

Depois de limpa, a pele deve ser hidratada, para isso certos ingredientes são mais recomendados para os tipos de pele com cuidados específicos:
        Oleosas e com acne: devem evitar cremes encorpados e densos, por serem mais gordurosos. Procure uma fórmula que contenha ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida sódica ou própolis, já que auxiliam no controle da oleosidade.
        Secas: devem fazer o oposto, utilizando cremes mais pesados e loções emolientes. O hidratante ideal deve conter manteiga de karité, extrato de semente de uva, óleo de amêndoas, laurisulfato ou lactato de amônia.
        Mistas: como é uma mistura de dois tipos, é preciso fazer uso de produtos intermediários, em formato de loção ou gel-creme.
        Sensíveis: uma boa aquisição para essa pele é a água termal, pois ela refresca e hidrata sem agredir, já que é composta por minerais de ação anti-inflamatória e cicatrizante. É também bom investir em produtos à base de camomila, aloe vera, hamamélis, ceramida e calmaline, indicados pois acalmam e evitam a perda de água da pele. É importante sempre testar o produto em uma pequena área antes de adotá-lo, para ver se nenhuma vermelhidão ou irritação ocorrem no local.

 E o que evitar?
Regra de ouro: nunca durma com maquiagem! Todo o produto deve ser removido ao final do dia, pois se passar a noite com resquícios eles podem obstruir os poros, desgastar a pele provocando seu envelhecimento precoce e deixá-la oleosa, o que só piora a situação de quem já tem esse tipo de pele!
Portanto passe um removedor, de preferência em gel ou líquido se tende a produzir mais sebo naturalmente; os mais oleosos, em creme ou mousse são indicados para quem tem a pele mais seca, e para a normal, os bifásicos são mais interessantes.
Quem tem a pele sensível deve evitar qualquer produto que contenha muito perfume e coloração artificiais. Aposte nos neutros e infantis, pois eles são normalmente mais suaves e possuem ingredientes menos agressivos. Evite também cosméticos que contenham álcool, parabenos e ácidos, substâncias mais irritantes.
Quem tem acne deve evitar espremer, cutucar ou até ficar esfregando o rosto com os dedos, pois levam sujeira e podem gerar uma infecção ou deixar cicatrizes. Procure um dermatologista para apontar os melhores cuidados.
Não utilize água muito quente, essa dica serve para qualquer tipo de pele. Isso pois ela retira a camada de proteção cutânea e deixa a pele mais ressecada. No caso de quem tem uma mais oleosa ou mista, o próprio organismo tentará resolver essa falta produzindo mais sebo, deixando-a assim com mais óleo ainda. Por esse motivo também é um erro pular a etapa do hidratante achando que ele irá deixar a pele mais oleosa.
E aí, gostaram das dicas?
Beijos!



Comentários do Faceboook
20 Comentários do Blogger

20 comentários:

  1. Adorei as dicas, a minha pele é super oleosa, já tentei usar vários produtos e parece que não melhora, ta difícil viu hehe. Bjus
    Pequena Tagarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Edilene, fico feliz. Você deve sempre estar cuidando da pele que o tratamento vai dar certo!
      Beijoos!

      Excluir
  2. Ótimas dicas, já anotei os cuidados para minha pele que é mista ;)


    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2017/11/resenha-kit-liso-etico-maria-banana.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  3. Que dicas ótimas! Agora já sei qual tipo de creme procurarei para a minha pele! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que foi útil pra vc Pathy! =D
      Beijoos!

      Excluir
  4. Minha pele é oleosa, então, suas dicas foram ótimas! Seguindo seu blog ;))
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana o post..amei ler mais sobre pele seca que é o meu tipo

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!
    Minha pele é oleosa, acneica e no inverno ela é mista. =/
    ai tenho que tomar todos os devidos cuidados para manter a pele radiante.
    Com suas dicas vou aprimorar mais ainda meus cuidados.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que curtiu Leidi! =)
      Beijoos!

      Excluir
  7. Adorei as dicas. Tenho pele mista e é um problema...
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. mt bacana o post cheio de super boas dicas, cuidar da pele é essencial!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Eu sofro com a minha pele oleosa! E agora com a vitamina B12 que preciso tomar suplemento, a acne está fazendo a festa hahaha.
    Gostei muito das dicas!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amei as suas dicas, realmente tava precisando saber disso e cuidar mais. Obrigada :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, adorei as dicas, tenho pelo oleosa e fico sem saber o que usar nela, a farmácia possui muitas opções de cosméticos e sempre fico na dúvida, você me ajudou bastante.

    https://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Beleza, Moda, Resenha, Maquiagem, Achados e Novidades! Um Blog de Belém